Você sabe qual é o principal desafio nas estratégias de visitação médica? Provavelmente, você tenha que aumentar a cobertura do painel para gerar mais prescrições, não é mesmo? Mas como geralmente há um limite de budget e headcount para visitar médicos de especialidades coadjuvantes (porém importantes) ou mesmo especialistas estratégicos que fiquem localizados em regiões de difícil acesso, nem sempre a indústria atinge uma cobertura de 100% das principais categorias do painel médico, comprometendo a divulgação efetiva do seu produto.

Essa é a realidade dos executivos da indústria farmacêutica hoje. Sabemos, por exemplo, que o custo das equipes de promoção médica consome uma parte significativa das verbas do produto, e que, por isto, nem sempre é possível ter equipe presente para visitar o painel desejado.

32 mil médicos devem se formar por ano até 2020

Este desafio não é à toa. Avaliando o cenário de profissionais médicos no mercado brasileiro, temos uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo que mostra, que em sete anos, o número de novos médicos no mercado aumentou em 23%: o salto foi de 363.757 profissionais para 451.777 (dados de 2018).

A estimativa é que até 2020, se tenha quase meio milhão de médicos no mercado, sendo que devem se formar cerca de 32 mil profissionais por ano até essa data.

Com esses dados, podemos concluir que há mais médicos se formando do que se aposentando. Junto com isso, temos que avaliar uma importante mudança no perfil do jovem no Brasil, o que inclui os novos profissionais que estão chegando ao mercado. Cada vez mais conectados, os nascidos a partir de 1980 preferem uma comunicação digital para agilizarem as demandas, incluindo as médicas.

Basta pensar na quantidade de aplicativos que estão surgindo no mercado para estreitar o relacionamento médico-paciente, por exemplo.

Então, por que não considerar a inclusão de uma estratégia de geração de demanda digital com seus médicos?

Geração de demanda digital

O Grupo InterPlayers desenvolveu uma nova estratégia para ajudar a indústria farmacêutica a ser mais certeira no relacionamento médico, ampliando a cobertura do painel. A proposta é associar iniciativas digitais com as tradicionais offline, criando um mix de ações totalmente alinhada a nova demanda de mercado.

A estratégia de geração de demanda médica digital do Grupo InterPlayers já registrou até 70% de aceitação pela classe médica. Por meio dessa iniciativa, a indústria farmacêutica passa a contar com três soluções essenciais: a implementação de um modelo disruptivo de início de tratamento (saiba mais aqui), um Portal para Relacionamento Médico e um modelo de visitação híbrido, com a mesma excelência da Indústria Farmacêutica.

Compartilhamento de conteúdo e serviços relevantes

Batizado como QuickMed, o Portal de Relacionamento Médico do Grupo InterPlayers tem o objetivo de aproximar a classe médica da indústria, com a disseminação de conteúdos e serviços relevantes para a melhor prescrição dos médicos.

Nesse canal, o médico passa a ter acesso a:

  •         Aulas e treinamentos sobre o programa
  •         Biblioteca virtual
  •         Atualização científica
  •         Webinars e webconference
  •         Contato do Médico com o consultor virtual
  •         Indicadores de aprendizagem

Visitação Híbrida – conheça o segredo do sucesso deste modelo.

A grande vantagem na adoção desse modelo por parte da indústria farmacêutica está na possibilidade de ter uma estratégia de visitação que considere o presencial e o digital, criando assim uma estratégia de múltiplos canais para a visitação médica.

O Grupo InterPlayers aplica neste serviço as melhoras práticas com base em mais de 15 anos de experiência aprimorando este formato:

Presencial –  ao terceirizar representantes, é importante ter o modelo da indústria replicado na íntegra, e assim manter a excelência de execução e resultados esperados.

Virtual – O Grupo InterPlayers seleciona a equipe por um rigoroso processo, sempre prezando por candidatos que tenham o perfil adequado ao projeto. Este profissional recebe um treinamento tão completo quanto o representante presencial, como curso de técnicas de promoção médica e técnicas comportamentais, sempre amparado por recursos tecnológicos de controle de visita.

O mix de ação ideal irá permitir à indústria estabelecer com uma maior quantidade de médicos em seu painel, um relacionamento com frequência e sequência, tendo assim a possibilidade de aumentar seu market share.

Quer saber mais como sua indústria pode se beneficiar com a geração de demanda médica digital? Clique na imagem abaixo, baixe a apresentação pocket dessa solução e entre em contato conosco.