Devido à grande quantidade de pontos de vendas e players que compõem a cadeia de vendas do mercado de saúde e bem-estar, é natural que, em algum momento, a indústria farmacêutica encontre dificuldade em gerir com eficiência todo o fluxo de informações e integrações com seus parceiros.

Isso se torna ainda mais evidente quando falamos das ações de trade marketing. Com tantos diferenciais e particularidades de cada perfil de PDV, pode ser complicado medir a eficiência das iniciativas e mensurar os resultados das ações de forma assertiva.

Cada segmento do varejo possui suas peculiaridades sistêmicas e operacionais. Seus processos de compras e abastecimento, diferem em função do tamanho de suas operações, número de lojas, condições logísticas, localização das lojas, categorias de produtos e tecnologias empregadas. Dependendo do tipo do produto como por exemplo os produtos de consumo, higiene e beleza, a frequência de compra varia entre 1 a 2 vezes por semana, nas farmácias independentes, e quinzenalmente nos maiores estabelecimentos. Já os medicamentos, via de regra, têm seu processo de compra diariamente na maioria das farmácias do país. Para posicionar seus produtos corretamente em cada um desses pontos de vendas é preciso adotar estratégias diferenciadas em linha ao comportamento de seus parceiros.

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Nos varejos que possuem acima de 5 lojas, como redes, franquias e grandes independentes, o uso do EDI – Eletronic Data Interchange, mais popularmente conhecido como pedido eletrônico é uma realidade essencial. O uso deste recurso permite mais velocidade e precisão nos processos de reposição, maior integração com os fornecedores e consequente redução de rupturas.

Redes que operam com compra centralizada, mas entrega descentralizada, por não possuírem depósito central, necessitam ainda mais desses recursos na troca eletrônica dos pedidos, como também na total visibilidade sobre o tráfego destes pedidos, bem como o redirecionamento automático de itens não atendidos. Neste caso as VAN’s, assim como são conhecidas, oferecem melhores condições na gestão do abastecimento.

A compra através de Marketplaces também oferece importante ajuda nos processos de abastecimentos dos varejistas. Simples e fácil de usar, o comprador acessa o portal selecionando os parceiros da Indústrias com suas ofertas, e com poucos cliques a compra é finalizada. Em questão de minutos, o status de seus pedidos darão toda a visibilidade de suas compras. Nas plataformas Pharmalink, por exemplo, somente em 2016, foram trafegados mais de 10 milhões de ordens de compras emitidas pelo próprio varejista, o que representa mais de R$6 bilhões, através dos canais eletrônicos da web ou pelo pedido eletrônico.

Diante disso, deve-se buscar uma maneira eficiente de trabalhar a cadeia como um todo de forma segmentada de acordo com cada perfil de canal de venda. E aí entra a importância de usar plataformas de serviços integradas, que permitam o controle do que está sendo enviado para cada ponto de venda, respeitando o perfil, tamanho e comportamento de seus parceiros.

Explore as vantagens de uma gestão integrada e conectada:

  •         Visão em tempo real de todas as suas operações
  •         Regras de negócios segmentadas por tipo de produto e clientes
  •         Redução dos níveis de ruptura e agilidade nas reposições
  •         Agilidade na tomada de decisões

Fique atendo aos serviços integrados

 

Marketplaces Inteligentes


Uma das vantagens de utilizar uma solução de venda online de medicamentos e produtos para os PDVs é a possibilidade de conectar suas estratégias comerciais e de trade marketing com os diversos perfis de farmácias integrando-as com as suas marcas.

No mercado existem algumas soluções disponíveis como o Marketplace do Grupo InterPlayers, o portal Pharmalink que conecta por meio de um ambiente prático e funcional, transações comerciais com os mais diferentes perfis de varejo, segmentando as ofertas para qualquer perfil, tamanho e localização de clientes.

Esse processo é essencial para garantir a total gestão de seus operadores e reposição de estoques na velocidade que seu negócio precisa. Os pedidos são enviados e respondidos em tempo real, pelos principais distribuidores da região e ainda com a possibilidade de cadastrar acordos promocionais, avaliar o retorno esperado (ROI) e dinamizar a aprovação dos investimentos em trade de forma simples e transparente.

Sem dúvida, é uma excelente ferramenta para aumentar a produtividade da equipe de vendas e assegurar a execução das ações de PDV em total sintonia com as estratégias, inclusive por meio das mais avançadas formas de negociação como, por exemplo, pelos módulos de gestão da execução que garantem a total efetividade das ações de trade.

Tudo com total suporte ao usuário e infraestrutura dentro dos mais rigorosos padrões de segurança e performance.

Personalize seu Ambiente Online

Outra maneira de conectar parceiros de negócio em um ambiente exclusivo e personalizado são as soluções customizadas.

A Loja virtual, também do Grupo InterPlayers, por exemplo, conecta a indústria farmacêutica com os distribuidores de unidades especializadas do canal farma em um ambiente único para atender as necessidades específicas de cada marca.

Impulsione os resultados de vendas através da de captação de pedidos para produtos e medicamentos em tempo real e a troca de informações entre todos os participantes da cadeia de suprimentos.

Explore as vantagens das plataformas do Grupo InterPlayers:

  • Ampla rede com mais de 60 mil pontos de vendas integrados
  • Presença e capilaridade em mais de 5 mil municípios do país
  • Múltiplos canais de acesso e conectividade
  • Aderência para todas as categorias: medicamentos e não medicamentos

Considere o uso de plataformas de negócios integrada para otimizar a gestão das ações de trade marketing e explorar os painéis de produtos adequadamente.