Os profissionais da saúde são peças-chave para a estratégia comercial e de marketing de qualquer indústria farmacêutica. Mantê-los informados sobre os produtos, programas de relacionamento e lançamentos é essencial para fidelizá-los e aumentar a geração de demanda.

Mas nem sempre é possível atender todo o painel de forma eficiente e garantir um relacionamento bem estruturado com todos os influenciadores.

É muito comum encontrar indústrias que tenham um painel com mais de 1 mil médicos, por exemplo, e que não consigam manter uma visitação ativa ou um relacionamento estruturado pelo volume. O cenário se agrava ainda mais com a redução no número dos funcionários, principalmente por conta do corte de budget dos últimos anos, e também devido a da localização pulverizada de muitos consultórios, o que faz com que o relacionamento com esse público se torne cada vez mais espaçado e ineficiente.

Deixar de investir no relacionamento médico acarreta em perdas irreparáveis para os laboratórios. Por isso, é preciso traçar alternativas para reverter o quadro e manter seu produto em evidência, independente do tamanho do painel.

 

Potencialize sua verba com um plano de visitas inteligente

Uma maneira de garantir a manutenção de visitas do painel e diminuir o espaçamento do tempo entre elas é intercalando os contatos presenciais com estratégias digitais.

Por meio do uso de uma plataforma digital especializada é possível traçar uma estratégia de fidelização e visitação de médicos.

Uma vez que este painel ideal esteja traçado é hora de definir uma estratégia de execução de relacionamento. Como poderemos então potencializar o painel escolhido ou saber que o painel está dando resultado?

Uma das maneiras de fazer isso é estabelecer as metas e adicioná-las a um painel digital de acompanhamento de KPIs (Key Performance Indicators. também é preciso colocar neste painel os principais parâmetros de execução e produtividade. Só assim a sua verba estará otimizada e o retorno garantido!

Além desse acompanhamento das ações, é essencial que a legislação e o compliance da indústria sejam observados na hora de planejar a estratégia de relacionamento  dentro da plataforma digital. Fique atento a isso!

 

Ações combinadas para diferentes tipos de perfis de painel médico

Para aumentar a efetividade dos resultados, o ideal é implementar um programa de relacionamento para médico combinando ações presenciais e virtuais. Dependendo do painel o mais indicado é fazer uma abordagem com o consultor e/ou representante virtual (RAP virtual).

Os profissionais de saúde formadores de opinião devem, sempre, entrarem presentes nos modelos presenciais de relacionamento. Já os perfis que tem um médio volume de prescrição podem ser encaixados em um modelo híbrido, em que mescle a visita do profissional da indústria com o relacionamento virtual. Neste caso, é importante trabalhar também modelos de comunicação menos onerosos, como webmeeting, campanhas de e-mail, SMS e contato virtual. Mas sempre é importante manter um contato constante!

Médicos com perfis mais tímidos de prescrição também são importantes para a estratégia de consolidação no mercado de especialidades e não podem ficar de fora das estratégias da indústria. Por isso, opte por modelos de comunicação práticos e que gerem volume ao negócio. O envio de e-mails marketing informativos e customizados é um bom exemplo. O importante é que ele também receba referência dos especialistas das especialidades em questão.

 

Pesquisa de hábito prescritiva digital de forma ágil e inteligente

A estratégia digital é uma excelente escolha para a fase de pré-lançamento de medicamentos ou readequação de um painel existente. Se a indústria vai lançar um produto para tratar um problema específico, ela pode antes de tudo realizar uma pesquisa de forma virtual com todo o painel para mapear a especialidade médica e identificar quem são os potenciais prescritores deste medicamento.

Ou ainda, se a indústria precisa de uma pesquisa de atualização e manutenção do painel para um projeto, é importante que tenha como fazer esta readequação deste painel de forma ágil e segura. Com isso, pode definir estratégias de relacionamento levando em conta o comportamento prescritivo do médico.

A pesquisa de comportamento prescritiva é uma importante ferramenta para ajudar na reorganização da equipe de representantes e até mesmo para não perder o timing do lançamento de um novo produto ou relançamento.

Para ter resultados satisfatório, o mais importante é saber conciliar e otimizar os contatos presenciais e usar de forma inteligente as estratégias virtuais, sempre identificando quando deve utilizar ou combinar cada um deles.

Entre em contato conosco para que, juntos, possamos desenvolver um modelo personalizado de relacionamento médico para sua indústria.